terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conheça a SBDG

A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas que atuam junto à grupos em seus diversos segmentos, como organizações, escolas, comunidades e outros. Foi fundada no ano de 1983, em Porto Alegre/Rio Grande do Sul, por um grupo de profissionais, baseada nos princípios da Dinâmica dos Grupos introduzidos no Brasil por Fela Moscovici, laureada do Prêmio Kurt Lewin, e fundamentados, principalmente, no Institute of Applied Behavioral Science dos EUA (NTL).

A SBDG é o maior centro de referência em Dinâmica dos Grupos na América Latina. Os programas de Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos e Gestão de Grupos são os mais bem conceituados do mercado.

 Promover o desenvolvimento do indivíduo, das relações e dos grupos, através de ações que resultem no crescimento humano.

Atingir, a partir de 2017, através de ações de desenvolvimento, um total de dois mil participantes por ano, em todo o Brasil, com um índice mínimo de satisfação de 90%.

  • Ênfase nas pessoas
  • Inovação
  • Ética
  • Embasamento Científico
  • Aprendizado pela Experiência
  • Orientada para o Mercado


Nossa história

1976: Foi lançado em Porto Alegre, pelo psicólogo Doralicio Siqueira Filho, o 1.º ERPO - Encontro Regional de Psicologia Organizacional, com a promoção da Racional Consultoria. Neste evento Fela Moscovici proferiu uma conferência, sobre Desenvolvimento Interpessoal, sensibilizando vários participantes para realizarem a formação de Coordenadores.

Doralício, mobilizando profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que participaram da palestra realizada no 1º ERPO, constituiu o 1.º Grupo deFormação de Coordenadores em Dinâmica Interpessoal no sul do Brasil. O inicio foi no ano de 1977 e contou com a participação  de 18 integrantes e a coordenação de Fela Moscovici.

Em março de 1979 foi concluída a formação deste 1.º grupo de coordenadores, na cidade de Porto Alegre/RS, com 17 participantes formados. No final do ano foi realizado um Encontro de Supervisão com os participantes que tinham concluídos os relatórios de estagio de coordenação/ observação de grupos de desenvolvimento.

1982: No mês de outubro, em Porto Alegre, durante a realização do 1.º ENAP - Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos, promovido pela Racional,  foram concedidas  as 1.ªs  certificações de especialistas a Doralício Siqueira Filho, Emiliana S Cardoso, Maria Helena Schuck e Paulo Helriguel. Também destacou-se nesse evento a coordenação pela 1.ª vez em nosso País  de laboratórios vivenciais em um congresso de Recursos Humanos, com a coordenação de especialistas formados por Fela Moscovici.

Em 1982 Fela Moscovici, inicia o 2.º grupo de formação na região sul, com sede em Curitiba.

Em 1983, início do 3.º grupo de formação em Porto Alegre, contando com a mesma mestra na coordenação.

Reunindo participantes do grupo formado em 1979 e participantes em formação do 2.º e 3.º grupos, respectivamente de Curitiba e Porto Alegre, em 11 de dezembro de 1983, realiza-se a assembléia geral de criação do GERS - Grupo de Estudos Regional Sul, de Dinâmica de Grupo, Psicoterapia e Psicodrama, tendo como sede, a Racional Consultoria em Porto Alegre.  Fela Moscovici estava presente e foi agraciada com o titulo  de sócia honorária. Nesta oportunidade foram criados os Estatutos e objetivos do GERS e eleita a 1.ª diretoria, tendo como presidente Doralício Siqueira Filho

1984: O GERS tinha como principais objetivos, preservar a ética no trabalho com grupos, promover intercâmbios, desenvolver e renovar os processos e técnicas utilizadas pelos coordenadores em Dinâmica de Grupo, através da investigação e pesquisa cientifica.

Em 1984 é aprovada a filiação do GERS à  SBPDGP- Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama, passando os membros do GERS a terem suas titulações referendadas por esta Sociedade.

1985: Em março deste ano, a diretoria decide levar à SBPDGP, reivindicações do GERS por não estar percebendo o necessário interesse daquela entidade sobre  a Dinâmica dos Grupos. Decide também escolher o vice-presidente para representar o Grupo na reunião anual no Rio de Janeiro.

Com a participação do vice-presidente Paulo Helriguel na reunião da SBPDGP, foram observadas as discrepâncias dos enfoques das duas entidades. Em função disto, a diretoria do GERS decidiu pelo desligamento da SBPDGP. Com este fato iniciou-se o movimento para criação de uma instituição específica de Dinâmica de Grupo, com amplitude nacional. Ainda neste ano com o incentivo de Fela Moscovici, o GERS também iniciou a prospecção do 1.º grupo de formação em DI, com sede em Caxias do Sul. 

Em dezembro, foi ampliada e eleita a 3.ª diretoria do GERS, presidida por Mauro Nogueira de Oliveira

1986: Em março deste ano, na cidade de Caxias do Sul (RS) iniciou o 1º. Grupo de Formação coordenado pelo GERS, contando com os especialistas autorizados por Fela Moscovici: Doralicio Siqueira Filho, Emiliana Silva Cardoso, Maria Helena Schuck, Paulo Helriguel, Constância Margarete De Boni, Lizete Herzog e Mauro de Oliveira.

Em maio deste ano, foi realizada uma assembléia geral para a criação da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, entidade que incorporou os estatutos, associados, diretoria e patrimônio do GERS. A sede continuou na Racional Consultoria, na Rua Miguel Tostes, 524, em Porto Alegre (RS), A diretoria continuou sendo a mesma eleita no ano anterior.

Em 31 de outubro de 1986, em Assembléia Geral, foi eleita a seguinte diretoria da SBDG, para 1987:

1987: Neste ano foi devidamente registrado nos cartórios e Entidades específicas, os Estatutos e consolidados os necessários aspectos burocráticos da Sociedade, bem como definida a Logomarca da SBDG. No mês de Junho, em Curitiba foi realizado por Fela Moscovici uma supervisão especifica para Especialistas da Sociedade.

1988:Neste ano foram aprofundados os estudos para a definição da Curva de Maturidade, com critérios para concessão de Titulações de Coordenador, Especialista e Didata  em Dinâmica de Grupo da SBDG.

Ocorreram duas supervisões para membros Titulares e Associados com Fela Moscovici e um Laboratório para associados com Pierre Weil, evento este ocorrido no ESARH- Iº  Encontro Sul Americano de Recursos Humanos em Gramado.

Neste evento que foi coordenado por Doralicio que presidia a SBDG, e que oportunizou diversos laboratórios para especialistas, foi aprovado em reunião conjunta da Diretoria com  Fela Moscovici,  a padronização do Programa de Formação e a Curva de Maturidade da Sociedade,  definindo-se  os critérios exigidos e desejáveis para as diversas categorias de associados da Sociedade, inclusive os Títulos de Coordenador, Especialistas e Didatas em Dinâmica de Grupo.

1989: Neste ano foi implementada a Comissão de Ensino, que entre outros objetivos, passou a examinar as solicitações de Titulações. Foi criado nesta gestão o 1º Órgão de Comunicação e Divulgação da Sociedade, denominado de Irmanito, nome que referendava o nível de afetividade  da família SBDG.

De 10 a 12 de Outubro no Hotel Glória no Rio de Janeiro, acontecia o VI ENAP e IIº ESARH, Encontro Sul Americano de Recursos Humanos, com destaques especiais para Coordenação de atividades Cientificas por associados da Sociedade e conferidas as primeiras titulações pela SBDG. 

1990: Foi realizado em julho na cidade de Porto Alegre uma palestra de Fela Moscovici  para associados e laboratório avançado em Desenvolvimento Interpessoal, bem como supervisão para especialistas e candidatos na Curva de Maturidade

1991: Visando construir um Fórum para debates de temas significativos e congregar associados realizou-se dias 30/10 e 1º de Outubro, a 1ª Semana de Dinâmica de Grupo na Cidade de Porto Alegre- RS. O tema central foi  A Abordagem científica da DG.

1992: Face à característica de resgate dos primórdios que originaram a Sociedade, quando esta celebra seus 25 anos, destacamos a caminhada dos 10 primeiros anos, seus precursores, dirigentes e as primeiras titulações, a seguir enfatizaremos somente os fatos mais relevantes para a evolução da Sociedade.

Em dezembro deste ano foi eleita a diretoria para o ano seguinte.

1993: Neste ano, de 6 a 8 de outubro, foi realizada em Porto Alegre a 2ª Semana de Dinâmica de Grupo, com o tema Grupos: caminho para a reeducação. Neste ano a sede não fica mais itinerante. Passa a ter um endereço fixo, pois foi locada a 1ª sede da sociedade.

SBDG Pará - 1º núcleo tem sede em Belém

1995: De 27 a 29 de Novembro, aconteceu a 3ª Semana de Dinâmica de Grupo, abordando o tema: Dinâmica de Grupo: o que é? Para que serve? As semanas de DG passaram a ser palco da entrega de titulações de Didatas, Especialistas e Coordenadores em Dinâmica de Grupos.

A SBDG, que tinha grupos sendo desenvolvidos  nos Estados do RS e SC e PR, começa ampliar sua área de ação dentro do território nacional, com grupos de formação em Belém, Fortaleza, São Paulo e Salvador.

Pela contribuição e dedicação em prol da entidade, foi outorgado o titulo de sócia Benemérita à Didata Mestre Fela Moscovici. Também foi concedida esta distinção à Didata Áurea Castilhos (que fez formação com Pierre Weil), pela contribuição desta didata à Sociedade.

1997: Foram criados os cadernos da SBDG, tornando-se um arquivo técnico dos trabalhos de conclusão das pessoas integrantes dos grupos de formação Este passou a ser uma exigência da  formação. Inicialmente os cadernos eram impressos em papel, passando  mais tarde a serem elaborados em CD.

De 17 a 29 de Setembro deste ano, em Porto Alegre, aconteceu a IV Semana de DG, com o tema Um Caminho para a Competência.

Neste ano foram criados os núcleos de Curitiba e São Paulo.

1998: Em 1998 foi elaborada uma revista de divulgação com conteúdos sobre a SBDG e artigos científicos.

Visando difundir a sociedade a partir de 1998 no ESARH, em Gramado,  passou a SBDG fazer-se presente com stands em eventos de Recursos Humanos e também a buscar parcerias com outras entidades e associações cientificas e de recursos humanos e a apresentar-se, através de seus associados, em congressos de diversas Instituições.

Congressos

1999: De 16 a 18 de Setembro aconteceu o Iº Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal, em conjunto com a V Semana de DG.  O tema central foi: Aprender Coletivo x Mito do Individualismo.

Em dezembro foi criado o núcleo de Santa Catarina. Neste ano foi instituído um conjunto de três estatuetas, uma para cada titulação. Cada estatueta tem seu significado.

Coordenador: mostra uma pessoa próxima do chão, sem pernas para caminhar sozinha; 
Especialista: pessoa com o torso erguido, querendo levantar; 

Didata: pessoa em pé, numa atitude acolhedora.

2000: Houve uma mudança no nome da entidade que passou a substituir a denominação de Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo para Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, visando enfatizar seu diferenciado foco em processos grupais e não somente em técnicas.

2001: A partir de 2001, a realização das eleições, para diretoria e núcleos, passou a ocorrer via internet, visto que no ano anterior a entidade já passava a registrar suas noticias e matérias temáticas através da então chamada "home page".

Neste ano a SBDG ampliou suas fronteiras e realizou Iº Congresso Latino Americano de Dinâmica dos Grupos e o IIº Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal. O tema central foi Grupos: Solução para o Futuro Sustentável.  Neste evento um número significativo de participantes de outros países estiveram presentes, além de conferencistas de renome internacional.

Foi criado o Premio Kurt Levin, nas categorias de associados, empresas, instituições e ONGs. Visava premiar trabalhos que apresentassem real contribuição a dinâmica dos grupos. Esta premiação foi entregue durante a realização destes Congressos, a Fela Moscovici, 1ª e única laureada.

A publicação Irmanito muda de nome. O informativo periódico, que visava a comunicação entre associados, após pesquisa com a quadro social muda seu nome para Grupo e Ação, mudando também o seu visual e a linha editorial.

2003: O III Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal, em conjunto com o IICongresso Latino Americano debateu a temática de "Pequenos Grupos, Grandes Resultados, Este evento elevou significativamente o número de participantes e palestrantes de outros países. Assim, abriu-se a perspectiva para consolidação da Sociedade como um centro de referência em Dinâmica dos Grupos.

Neste evento ocorreu o lançamento da 1ª. edição da Revista Científica da SBDG.

2004: Foi criado o núcleo do estado do Mato Grosso do Sul., enfatizando a expansão da Instituição naquela região do Pais.

Também passaram a circular "folders" institucionais. Houve um movimento importante no sentido de parcerias com a FEBEM/RS abrindo campo de estágios para obter horas de pratica de coordenação e observação de grupos para participantes em formação.

Ocorreu o IV Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal. O tema central foi Processos Grupais como Potencializadores da Mudança Social. Este evento foi realizado na cidade de Bento Gonçalves, RS. Foi o primeiro a ocorreu fora da cidade sede da SBDG, Porto Alegre.

2005: Em dezembro de 2005 ocorreu o lançamento da 2ª edição da Revista Científica da SBDG.

2007: Em setembro deste ano houve a realização do V Congresso Brasileiro da SBDG, em Porto Alegre, com o tema Grupos em Excelência: Caminhos e Desafios.

Em dezembro de 2007 circulou a 3ª edição da Revista Científica da SBDG.

2009: Transformação do programa de Formação em Dinâmica dos Grupos em Pós-graduação, através da parceria com a FATO. 

Editada a 4ª Revista da SBDG. 

Realização do VI Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, com o título "Lideres Focados nos Grupos: a transformação realizadora". de 16 a 18 de setembro de 2009. 

Criação da SBDG no Twitter. 

Criação do Arquivo Histórico Fotográfico da Sociedade, visando preservar a história fotográfica da SBDG. 

Criação do Álbum fotográfico dos Núcleos da SBDG. 

No final desta gestão foram computados 788 sócios. 


Núcleo Pará

Em 1995 foi criado o núcleo da SBDG com sede em Belém/PA.

Em 25 de junho de 2003 o núcleo do Pará realizou uma jornada, quando Fela Moscovici , didata e fundadora da SBDG proferiu a palestra magna com o tema “Liderança Assertiva Nos Grupos e Equipes de Trabalho”.

Em 29 de junho de 2011 o Núcleo SBDG-Pará realizou sua jornada com o tema Conflito, Crise e Mudança, a palestra Magna foi proferida por Fela Moscovici: Psicóloga, mestre em psicologia social pela Universidade de Chicago (EUA)  com especialização em consultoria organizacional no NTL - Institute of Applied Behavioral Science (EUA). É fundadora e didata mestra da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Atualmente participa como conferencista de encontros, simpósios e congressos nacionais e internacionais. Autora de obras técnicas publicadas no Brasil e no exterior, entre as quais constam "Laboratório de sensibilidade", "Psicologia educacional e desenvolvimento humano", "Razão e emoção", "Equipes dão certo", "Desenvolvimento Interpessoal", entre outras.

Dinâmica dos Grupos: Abertas inscrições para IV Jornada Pré - Congresso SBDG

A Arte de Liderar o Coletivo. Este é o tema do VIII Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, que acontece de 23 a 25 de setembro deste ano no Centro de Eventos da Puc, em Porto Alegre (RS), promovido pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), entidade que existe no Brasil há 30 anos, e no Pará há 18 anos, voltadas ao fortalecimento dos grupos em suas manifestações: organizacionais, educacionais e familiares. (Veja Programação: www.sbdg.org.br).

Como preparação para o congresso Belém recebe no próximo dia 05 de setembro a IV Jornada da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos no Pará. Voltada para profissionais diversos, empresas, organizações, e outros que buscam aprimorar equipes de trabalho e estimular práticas saudáveis e com isso obter bons resultados. A  programação, de 14h30 às 20h, ocorre no Museu Histórico do Estado do Pará (MEP) e inclui plenária com os participantes, quatro laboratórios preparatórios, danças circulares envolvendo os participantes, entre outras atividades.

O evento na capital paraense coincide com a celebração dos 30 anos  da SBDG, que entre os palestrantes conta com Luiz Carlos Ozório, Mauro de Oliveira, Lena Mouzinho e Rosa Helena Moreira,  Aluisio Almeida, Vera Brandão e outras feras da dinâmica de grupo e desenvolvimento de equipes.

A SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos estará completando 30 anos e o Congresso visa o autoconhecimento, a importância dos Processos coletivos, buscando a inovação, mostrando que a boa comunicação através dos grupos, equipes e organizações possibilita a harmonia entre as relações humanas.

A temática central do evento será: Liderando relações como facilitador de resultados; Competição x Colaboração, canalizando energia construtiva; Autoconhecimento como sustentação dos processos coletivos; Ressignificando o poder da inovação; Comunicação efetiva como alicerce nos Grupos.

INSCRIÇÕES – Preencha a ficha de inscrição abaixo, deposite o valor correspondente à sua modalidade (Profissional; Associado ou Estudante) no banco Itaú, agência 0579, conta corrente 35740-1. Em seguida, encaminhe o comprovante de depósito, juntamente com esta ficha preenchida, até o dia 30 de agosto próximo, para o e-mail: jornadaprecongresso@sbdg.org.br

O comprovante de depósito deve ser encaminhado para o  e-mail  jornadaprecongresso@sbdg.org.br

 Informações Gerais no  site www.sbdg.org.br



SBDG - Núcleo Pará - http://www.sbdgpara.blogspot.com.br


Sugestão de entrevista

Mauro Oliveira –  Diretor de Ciência e Educação da SBDG
Rosa Moreira é a Gestora de Eventos do Núcleo Pará da SBDG
Rosa Campos é a Gestora Geral do Núcleo Pará da SBDG

Contato com a imprensa: (91) 8842-8129 - (91) 8895-5733
imprensa.sbdgpara@gmail.com

Facebook: Clique aqui
Twitter: Clique aqui

Material de Divulgação





Nenhum comentário:

Postar um comentário